“O menino que descobriu o vento” (Melhore a coesão) filme que retrata a realidade do jovem William Kamkwamba, que apesar de muito inteligente, sofria pela baixo incentivo do poder público e a ausência de fiscalização, pela falta de programas demográficos, afetando as escolas, a saúde e a empregabilidade. Por conseguinte, na realidade contemporânea o Censo e o seu papel nas políticas públicas são de grande importância na sociedade, porém ainda sofre retaliação social (Vírgula) o que afeta a precisão das estatísticas e das soluções públicas. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social.
Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona a falta de precisão do Censo. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência ao programa do Censo, seja pelo aumento orçamentário ou pelo combate às fake news, o que alavancaria melhores estratégias e equipamentos para compor o Censo. Além disso, é necessário incentivos midiáticos para a discussão desse tema em sociedade e o combate às informações falsas, com intuito de estimular os indivíduos a refletir sobre a importância do programa demográfico. Segundo o filosofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto essa prerrogativa não tem se vigorado no Brasil, (Sem vírgula) pela carência de estimulo governamental com propagandas e anúncios com intuito na colaboração popular para responder aos questionários seja pelo meio físico ou virtual. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário não continue a perdurar. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona impactos negativos na receptividade dos agentes do Censo. A falta de colaboração do poder público torna desafio na aplicação de medidas mais precisas nas comunidades, principalmente pela negativa de respostas às perguntas elencadas ou pela sua imprecisão. De acordo com o filosofo Byung-Chul Han, que diz em sua obra “Sociedade do Cansaço” que a individualidade é extremada em detrimento do altruísmo. (Problemas na construção de sentido. Reestruture) Sob essa ótica, o individuo imerso em si mesmo não consegue enxergar a pluralidade que lhe circunda. Com efeito, esse cenário desagrega a importância da “voz” social para o setor governamental na implementação de políticas públicas mais justas e necessárias, estigmatizando um programa demográfico de grande notoriedade no país. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater a impopularidade e a falta de precisão do Censo para criação de políticas públicas. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, tendo como objetivo oferecer colaboração social para o preenchimento dos questionários do programa. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas (Vírgula) os indivíduos possam conviver com a uma sociedade bem estruturada e colaborativa, ao contrário do que se vê no filme “O menino que descobriu o vento”. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |