A importância do uso dos dados coletados no Censo para as políticas públicas. - Banco de redações


O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil

Enviada em: 10/09/2024

Status:

Corrigida
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Os dados coletados no Censo são fundamentais para a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas públicas a serem trabalhadas em benefício das comunidades.
Os trabalhos e levantamentos feitos pelos agentes do Censo em todos os municípios do Brasil, através de questionários online, com perguntas feitas diretamente com os moradores dos municípios brasileiros, contribuem com o direcionamento das políticas públicas, no sentido de identificar quais são as verdadeiras necessidades da população. Fazendo perguntas e abordagens para o cidadão se expressar e relata as necessidades que precisam para melhorar não só a qualidade de vida, da espaço para contribuir com sua opinião a respeito da satisfação com os serviços que estão sendo oferecidos na atualidade. O IBGE (Desenvolva a sigla) tem realizado Censos em todo o país de dez em dez anos, onde são coletados dados dos padrões de vida dos brasileiros (a), é importante pois através desta ação o governo atualiza os bancos de dados da gestão do país, torna as políticas públicas elaboradas mais acertadas com as necessidades da população, através do uso dos dados coletados no último Censo. (Não compreende a estrutura do texto)

Os dados coletados nos Censos de dez em dez anos são importante para as políticas públicas serem mais acertadas com as necessidades dos serviços a serem ofertados aos brasileiros. Para melhorar a eficiência das políticas públicas o Censo tem de ser realizado de cinco em cinco anos, este é um tempo adequado com o crescimento populacional acelerado do Brasil, tal iniciativa evita o sofrimento da população por falta de serviços ofertados conforme a realidade vivida pela população, gargalos e problemas de má gestão do país.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     480


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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