Os dados coletados no Censo são fundamentais para a elaboração e o aperfeiçoamento das políticas públicas a serem trabalhadas em benefício das comunidades.
Os trabalhos e levantamentos feitos pelos agentes do Censo em todos os municípios do Brasil, através de questionários online, com perguntas feitas diretamente com os moradores dos municípios brasileiros, contribuem com o direcionamento das políticas públicas, no sentido de identificar quais são as verdadeiras necessidades da população. Fazendo perguntas e abordagens para o cidadão se expressar e relata as necessidades que precisam para melhorar não só a qualidade de vida, da espaço para contribuir com sua opinião a respeito da satisfação com os serviços que estão sendo oferecidos na atualidade. O IBGE (Desenvolva a sigla) tem realizado Censos em todo o país de dez em dez anos, onde são coletados dados dos padrões de vida dos brasileiros (a), é importante pois através desta ação o governo atualiza os bancos de dados da gestão do país, torna as políticas públicas elaboradas mais acertadas com as necessidades da população, através do uso dos dados coletados no último Censo. (Não compreende a estrutura do texto)
Os dados coletados nos Censos de dez em dez anos são importante para as políticas públicas serem mais acertadas com as necessidades dos serviços a serem ofertados aos brasileiros. Para melhorar a eficiência das políticas públicas o Censo tem de ser realizado de cinco em cinco anos, este é um tempo adequado com o crescimento populacional acelerado do Brasil, tal iniciativa evita o sofrimento da população por falta de serviços ofertados conforme a realidade vivida pela população, gargalos e problemas de má gestão do país.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |