No livro "Utopia", do escritor Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o Censo e seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil, (Sem vírgula) apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, os fatores que contribuem para essa querela são oriundos pela negligência governamental, e também pela má influência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
É importante ressaltar, de início, a ausência de ações governamentais como promotora do problema. De acordo com o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, no livro "O príncipe", para se manter no poder, os governantes devem operar em busca do bem universal. No entanto, percebe-se que, no território nacional, a recorrência de obstáculos que atrapalham o desenvolvimento do Censo no seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil, já que o Estado, mesmo sendo responsável para promover instruções aos seus cidadãos, não cumpre o seu devido papel. Desse modo é inadmissível que tal situação se perpetue, pois traz consequências, com a escassez do Censo para a criação de políticas públicas no país. (Melhore a construção dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fulcral dar ênfase à questão da má influência midiática ainda que é um grande impasse à solução da questão (Melhore a construção de sentido). Segundo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser um instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Diante de tal exposto, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população sobre a ausência de dados estatísticos para o desenvolvimento público do país, influencia na consolidação e persistência do problema. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, ausência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a importância do Censo para a criação de políticas públicas no território brasileiro. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagens, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir o direito do indivíduo. Desse modo atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da desinformação perante o Censo no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |