Na letra da música "Um homem na estrada", do grupo de rap "Racionais MC's", é informado que o Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística - IBGE - órgão responsável pela realização do Censo no Brasil, realizou a pesquisa na favela onde o personagem da música residia, fez inúmeras perguntas, numerou as casas, porém não houve resultado prático para os moradores da região conforme é informado na letra da música (Reveja essa informação). A realidade hodierna não se difere tanto da retratada em 1993, visto que, apesar de ser uma ferramenta fundamental na criação de políticas públicas no Brasil, ela não vem acompanhada de ações que complementem a importância do levantamento, evidenciando a ineficiência estatal e o silêncio midiático sobre o tema.
Em primeiro lugar, o Censo é realizado no espaço de dez anos, e as informações pertinentes são reunidas e analisadas pelo governo, para identificar as necessidades da população. Porém, o mesmo não atua nas áreas mais vulneráveis e necessárias haja vista que há decadas os mesmos problemas persistem assolando a população, como a falta de saneamento básico, acesso à educação e saúde, principalmente nas áreas mais carentes como vemos na música (Reestruture essa discussão). De acordo com Thomas Jefferson, ex-presidente estadunidense, "mais relevante do que a criação da lei e a sua aplicação." Contudo, percebe-se que essa concepção está corrompida no território nacional, pois a negligência do Estado em atuar nos pontos necessários, (Sem vírgula) acarreta na piora da qualidade de vida da população no geral.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as mídias não atuam de forma necessária na informação da população acerca da importância do Censo, sua finalidade e o seu papel fundamental como base para que o governo crie políticas públicas no Brasil. Desse modo, ao não se esclarecer e informar adequadamente, as mídias deixam de cumprir o seu papel, e contribui para o desconhecimento da população, o que resulta em situações tais como, por exemplo, não receber o representante da pesquisa para responder as perguntas, o que gera lacunas nos dados, comprometendo a fidelidade do levantamento e o agravamento das situações de pessoas menos favorecidas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fulcral intervir para mudar essa realidade. O governo deve, por meio do Ministério da Educação, órgão responsável pela formação educacional no país, criar campanhas informativas à população acerca da importância e necessidade da realização do Censo, bem como a cooperação dos cidadãos responderem o que é proposto, através dos canais de telecomunicação e internet. Desse modo, atingirá o grau de conhecimento necessário às pessoas, para termos resultados mais precisos, a fim de possibilitar a criação de politícas públicas que realmente atuem nos problemas nacionais. Assim, a população receberá a dignidade que espera a tantos anos em território nacional. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |