Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo tem por objetivo reunir dados sobre como vivem os brasileiros a fim de orientar a criação de políticas públicas. Logo, é imprescindível reforçar a utilidade do processo, especialmente, no que diz respeito ao combate da discriminação a certos grupos sociais e ao gerenciamento eficaz do território.
Através das estatísticas da distribuição por sexo e por raça da nação, torna-se possível garantir, por intermédio legislativo, que grupos sociais historicamente negligenciados recebam a devida valorização pelo Estado. Consequentemente, aumentará o empoderamento de comunidades que se sentiam menosprezadas por sua própria nação e, gradualmente, os antigos pensamentos que fundam discriminações sociais tornar-se-ão extintos, levando a uma sociedade mais igualitária e democrática. (Melhore a construção desse argumento)
(Boa estratégia coesiva) Também, a noção acerca da divisão de bens (materiais e imateriais) ao longo do território e suas divisões internas é muito útil na gestão governamental. Tendo esse conhecimento, as autoridades podem assegurar que os recursos como saúde, educação e saneamento básico alcancem a população brasileira equitativamente. Além disso, serve para direcionar o número de cargos políticos necessários em cada município, melhorando o gerenciamento federal. (Melhore a construção desse argumento. Abordagem apenas expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é importante que o censo seja realizado dentro do período recomendado, para garantir que as políticas públicas estejam de acordo com as necessidades populares. Logo, é interessante também ao Estado diminuir o período (atualmente decenal) entre os processos, o que seria possível se houvessem os investimentos econômicos adequados. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |