O Censo permite estabelecer um retrato socioeconômico do Brasil, bem como permite a melhor eficiência na aplicação de recursos públicos. Diante desse cenário, tal instrumento estatístico tem papel fundamental na criação de políticas públicas no país. Assim, é imperioso discorrer sobre sua importância na educação e redução de desigualdades sociais.
Com efeito, é imprescindível analisar o papel do censo na educação. Sob essa ótica, Paulo Januzzi, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE, alega que, por meio de dados censitários, pode-se estimar demandas sociais universalitas, assim como demandas relativas a um público-alvo específico. Dessa forma, os censos educacionais constituem-se de um importante instrumento para eferição das carências regionais, como também as nacionais, viabilizando o direcionamento de políticas públicas para o ensino. Logo, percebe-se que o censo educacional é um importante instrumento para a garantia de uma educação de qualidade. (Argumento mais expositivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar a importância do censo na redução das desigualdades sociais. Nesse viés, a Constituição Federal de 1988 (CF/88) estabelece como objetivo a redução das disparidades sociais e regionais. Desse modo, visando atingir tal objetivo, faz-se necessário o uso de dados estatísticos sobre a situação socieconômica da população brasileira, a fim de ter um panorama da realidade e adequar as políticas públicas conforme a necessidade encontrada. Portanto, é fundamental o emprego de dados estatísticos que visem nortear as políticas públicas para atenuação das disparidades socioeconômicas. (Faça uso produtivo do dado apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Ante o exposto, é evidente o papel crucial do censo no fomento de políticas públicas no Brasil. Assim, incumbe ao Poder Público estabelecer levantamentos estatísticos periódicos acerca da realidade brasileira. Dessa forma, tal medida norteará as políticas públicas, permitindo o emprego adequado e eficiente dos recursos públicos. Mediante isso, será possível reduzir as desigualdades sociais e oferecer uma educação de qualidade, garantindo a dignidade da pessoa humana conforme preconiza a CF/88. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |