"Como vai você? Eu preciso saber de sua vida", é o início de uma música muito famosa, da cantora Maria Bethânia, que ecoa com a pesquisa de Censo, que ocorre a cada dez anos no Brasil. Esta pesquisa serve justamente para esta finalidade, saber da vida dos brasileiros, ter a ciência da população do país e o que compõe suas necessidades e, assim, traçar medidas públicas para melhorar a vida dos cidadãos. (Boa relação entre o tema e a música)
Um país que não conhece o seu povo, é um país que não o cuida. E a existência de um Censo é fundamental para direcionar políticas públicas de qualidade aonde é preciso. Por exemplo, num país nascido da escravidão, como é o Brasil, estar ciente de sua população negra e do fato desta população, com frequência, se localizar nas periferias das cidades, e a importância de levar políticas públicas que incentivem a igualdade racial. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, estar com o Censo atualizado pode ser uma medida desencorajada por alguns dos nossos representantes, visto que, em 2021, Jair Bolsonaro, então presidente, persistiu em adiar mais um ano o Censo, já adiado em 2020, devido à covid-19. Esta ação faria perpetuar o apagão de informações sobre o Brasil e seu povo, suas necessidades e sofrimentos. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, a existência do Censo é sim de muito estimada, por isso, através do Ministério da Cidadania, seria vantajoso diminuir o intervalo entre os Censos. Um Censo a cada cinco anos aproximaria mais os governantes do Estado do verdadeiro Brasil, que são as pessoas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
(OFF: para fazer a redação, eu a fiz numa folha de caderno, que se aproxima mais do tamanho da folha usada na redação do ENEM, do que as linhas do site.
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |