A Revolução Francesa de 1789 foi o berço de todos os direitos e deveres construídos na contemporaneidade, tais quais a liberdade e igualdade. No entanto, a questão
"O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil" é congruente com esses princípios históricos, em virtude de entes públicos e coletivos. Assim, urge a análise precisa do imbróglio, à luz de questões normativas e educacionais.
Sob viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que pode ocorrer problemas por falhas governamentais. Dentro desse aspecto, o filósofo Platão afirma que a política é a
esfera para realização do bem comum – o que não é levado a sério pelos estadistas. Isso ocorre porque há falta de políticas públicas para captar dador para desenvolver políticas sociais (Dê exemplos) que possam findar com as desigualdades. Posto isso, é necessário mais atenção do Estado para o Censo que é feito para desenvolver políticas mais eficazes.
Outrossim, é imperioso destacar, em segundo plano, que as lacunas escolares também são um motivo do óbice. Como não há uma educação de qualidade para
preparar o jovem para ter uma vida melhor, a adversidade persiste e consequências como a ignorância das pessoas em não quererem evoluírem e terem melhores condições de vida são frequentes (Reestruture essa discussão). Logo, deve-se aplicar o pensamento de Nelson Mandela que afirmar “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, para mudança do quadro retratado.
Fica evidente, portanto, que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários
televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, responsáveis por informar e conscientizara população, devem promover a relevância sobre a importância do Censo para a criação de políticas públicas por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Isso com a finalidade de todos os cidadãos saberem da importância dele. Logo, "O Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil" será intermediado no século XXI. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |