O "Contratualismo" é uma teoria filosófica que aponta o Estado como o agente incumbido de zelar pelo bem-estar da população, já que essa lhe subsidia esse cuidado mediante o pagamento de impostos. Sob essa abordagem, mapeamentos da quantidade de indivíduos no país e suas necessidades fazem-se necessários e são obtidos por meio do Censo, uma pesquisa domiciliar feita a cada década, a fim de melhorar a assertividade de políticas públicas. Diante disso, duas questões relevantes podem ser observadas: sua relevância devido à pluralidade do país e os impasses logísticos do levantamento.
Nesse viés, é relevante abordar a diversidade de necessidades e de tipos de pessoas que integram o Brasil e a importância de um método que leve isso em conta. Sobre esse aspecto, o sociólogo Darcy Ribeiro afirma que a grande nação verde e amarela é composta de muitas outras unidades menores com múltiplas demandas. Sob esse prisma, o repasse financeiro a áreas de preservação ambiental e silvícola serve como exemplo, posto que o censo permite inferir uma necessidade de direcionamentos maiores para estados não tão urbanizados quanto São Paulo. Nesse contexto, a importância do levantamento censitário se dá, (Sem vírgula) porque permite mapear as exigências de cada região em determinado âmbito. Por isso, como consequência dessa compreensão, o investimento é dinamizado para contemplar da melhor forma possível as unidades que apontou Darcy. (Delimite as discussões)
Além, (Sem vírgula) disso, os impasses logísticos enfrentados durante o período de realização do censo são também um tema relevante. A respeito disso (Vírgula) o filósofo Thomas Hobbes explica que é necessário o investimento do governo no âmbito de infraestrutura. Sob essa ótica, o exemplo do atraso da última pesquisa denota o problema da falta de atenção dinâmica ao processo. Nesse panorama, o momento pós-pandêmico foi gerido indevidamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que atrasou em mais de dois anos a divulgação dos blocos de dados e durante esse tempo não divulgou nenhum prazo para a conclusão do projeto. Sob essa análise, isso ocorreu devido à falta de uma direção melhor capacitada para lidar com acontecimentos inesperados, como a questão sanitária citada. Desse modo, como desencadeamento, a criação de políticas públicas foi afetada, já que a informação do número de habitantes, por exemplo, não foi disponibilizada e porque não se investiu no pilar infraestrutura de Hobbes. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, dinamizar o censo, a fim de ampliar seu papel fundamental na criação de políticas públicas. Para isso, cabe ao IBGE – instituto que realiza esse levantamento – curvar-se à diversidade do país, por intermédio de uma reformulação de suas perguntas, a fim de englobar todas as unidades de Brasil apontadas por Ribeiro. Ademais, cabe ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos – agente que treina os empregados do governo – fornecer um curso sobre resolução de problemas em pesquisas, por meio do site Gov.br para eles (Melhore a construção de sentido), com o fito de evitar despreparos para o próximo censo, ao trabalhar no elemento infraestrutura, que Thomas tratou. Assim, a importância desse levantamento será reafirmada para o exercício do “Contratualismo”.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |