A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não se reverberou ao observar o Censo e o seu papel fundamental na criação de políticas públicas no Brasil, impossibilitando (Vírgula) deste modo, a universalização desse direito tão importante (Melhore a contextualização. Tente abordar de modo mais amplo). Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira avaliação, deve-se salientar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de boas políticas públicas. Nesse sentido, acontecem porque não há uma atenção às práticas direcionadas conforme o senso, suscitando assim más decisões. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado descumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como à segurança, o que infelizmente é evidente no país. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a leviandade como fomentadora da carência de ações voltadas ao que o Censo demonstra. Segundo, que o Brasil é um dos países com mais desigualdades socioeconômicas, pois a riqueza está apenas concentrada em um por cento da população. Isso explica que não está tendo um foco devido ao que o censo merece. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, portanto, a necessidade de enfrentar esses percalços. Para isso, é imprescindível que o Estado aja de acordo com o censo, através do governo federal, exercendo e buscando o decaimento das desigualdades, violências, roubos etc. Destarte, doravante essas atitudes serão a fim de proporcionar o recrudescimento das informações que o censo ratifica. Assim, consolidar-se-á uma sociedade mais responsável, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |