É notória no Brasil a realização periódica do Censo - levado a cabo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE (Melhore a construção de sentido). Trata-se de um instrumento muito importante para a formulação de políticas públicas no país. Contudo, em razão de fatores de ordem política e econômica, os propósitos do Censo não são plenamente concretizados na prática.
Em primeiro lugar é necessário destacar a ausência de interesse político no que diz respeito à implementação de políticas públicas inspiradas nos dados do Censo. A despeito da inegável relevância deste para o diagnóstico detalhado da conjuntura socioeconômica do país, uma parte expressiva da classe política não demonstra interesse suficiente pelo emprego dessa ferramenta (Melhore a apresentação dessa discussão). Com isso, acabam subestimando o potencial dela para a criação de projetos com vistas ao benefício da população.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, limitações de natureza econômica restringem, no território brasileiro, o papel fundamental do Censo na concepção das políticas públicas. Isso se deve às restrições orçamentárias impostas pelo Estado, o qual elege outras questões como prioritárias, negligenciando, com isso, as informações censitárias e minimizando o valor destas como fontes para a transformação social positiva (Reestruture essa discussão). Desse modo, ações de caráter crucial para o desenvolvimento da sociedade brasileira deixam de ser efetivadas.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, conclui-se que há necessidade de reconhecer a importância do Censo e seu potencial para a criação de políticas públicas no Brasil. Isso deve ser viabilizado pela classe política nacional, por meio da utilização maciça dos dados censitários para embasar a proposição, a aprovação e a execução de projetos com vistas a favorecer a sociedade como um todo. Outrossim, cabe ao Estado equacionar melhor suas ações, tornando as informações censitárias elementos fundamentais na formulação de políticas econômicas. Por meio dessas medidas, serão melhor aproveitados os dados do Censo e devidamente reconhecidos seus benefícios para o país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
840 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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