Na obra ‘’Utopia’’, de Thomas More, é representada uma sociedade ideal, caracterizada pela ausência de quaisquer conflitos. Entretanto, na sociedade brasileira contemporânea, o que ocorre é o oposto do idealizado pelo autor, tendo em vista que a criação de políticas públicas no Brasil pelo censo demográfico enfrenta barreiras, (Sem vírgula) que obstam a efetivação dos planos de More. Logo, faz-se necessária a análise dos principais fatores que contribuem para a permanência da chaga social, como a falta de informação e a negligência governamental.
Nesse contexto, é imperioso considerar que a problemática deriva da omissão estatal, no que se refere á elaboração de recursos que embaracem tais ocorrências. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por propiciar o bem-estar do corpo social. Contudo, isso não ocorre no Brasil. Desse modo, faz-se mister a reestruturação dessa compostura governamental.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é relevante considerar a falta de informação como promotora da adversidade. No livro ‘’1984’’, George Orwell aborda a manutenção por parte do governo para manter o controle sobre a sociedade. Partindo desse pressuposto, é fundamental reconhecer que a desinformação e o domínio sobre o fluxo de dados desempenham um papel fulcral na perduração de regimes autoritários. Isso protela a resolução desse entrave, já que a desinformação colabora para a perpetuação desse quadro degradante.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é imprescindível a resolução do obstáculo. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pela gestão e desenvolvimento de políticas educacionais no país, promover palestras e programas educativos que transmitam aos estudantes a essencialidade do censo demográfico e a análise de dados, com a finalidade de educar os discentes e promover a conscientização dos mesmos. Assim, o cenário de ‘’Utopia’’ será viabilizado no Brasil moderno. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |