O Censo é uma ferramenta crucial para a formulação de políticas públicas, oferce dados demográficos, econômicos e sociais minuciosos da população. Em um país diverso essas medidas garantem que as decisões sejam baseadas em dados concretos e atendam às necessidades da população brasileira.
O Censo é realizado a cada dez anos, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), recolhendo informações da população,como idade, sexo, raça,escolaridade, renda e moradia. Conforme, (Sem vírgula) o IBGE, em 2022 54,8% a comunidade brasileira era equivalente a 111,27, uma distância máxima de 150 quilômetros do litoral.
O primeiro censo realizado foi em 1872, ainda no império, mas foi a partir 1890 ja na republica que os censos se tornaram decenal. (Abordagem expositiva. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o censo exerce funções importantes. Para elevar o impacto do censo na formulação de políticas públicas, algumas ações são vitais para combater os desafios do senso. Educação e conscientização, acessibilidade de dados , participação comunitária, integração de dados; (Ponto final) Essas medidas garantem que as decisões sejam baseadas em dados concretos e atendam às necessidades da população brasileira. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. A argumentação está expositiva. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |