De acordo com o artigo primeiro da Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos nascem com direitos iguais. Tais direitos são cumpridos quando órgãos sociais de pesquisa e ajuda contribuem para desenvolver ações governamentais, a fim de promover o bem-estar populacional, uma vez que esse cenário resulta em favor de decisões que favoreçam o povo. (Melhore a contextualização do tema)
Nesse contexto, é essencial ressaltar a necessidade de investimentos, decorrente da ineficácia do Poder Público na criação de mecanismos para que o Censo demográfico chegue a áreas inalcançadas. Sob a ótica do filósofo John Locke, o Estado foi instituído através de um pacto social para garantir os direitos fundamentais dos indivíduos. Contudo, é evidente a ruptura desse contrato social no Brasil atual, dado o desempenho insatisfatório das autoridades em constatar um real interesse nas urgências sociais. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a conscientização do cidadão brasileiro a valorizar os estudos realizados apresenta-se como outro desafio da problemática. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anualmente realiza coleta de dados, a fim de que haja solução e divulgação dos problemas públicos no país. Tal instituto é um dos principais a realizar Censos demográficos importantes no Brasil, as medidas tomadas através das informações recolhidas são para garantir avanços na educação, saúde, segurança e lazer. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol dos recenseamentos praticados. Assim, cabe ao Congresso Nacional, mediante o aumento do percentual de investimentos aos institutos de pesquisa, buscando proporcionar o ampliamento do atendimento a população, visando melhorias socio-econômicas (Melhore a construção sintática). Somente assim, os brasileiros verão seus direitos serem devidamente cumpridos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |