Censo é uma palavra derivada do latim "census", que significa "recenseamento", tem o objetivo de contabilizar quantos habitantes há em um determinado território e mostrar onde vivem, como vivem e quem são. (Truncamento) Para identificar as principais características socioeconômicas. Existem relatos na Antiguidade de nações fazendo recenseamento, principalmente nações que entravam em guerras, eles faziam o censo para saberem quem poderia lutar na guerra. Um exemplo de censo que temos é o do primeiro recenseamento de Israel registrado na bíblia no livro do êxodo, que aconteceu após os judeus serem libertados do Egito. (Reestruture as discussões apresentadas. Melhore a contextualização)
Através do censo pode-se observar a quantidade da população, saber a subdivisão de cada região e grupo, como: a idade, a escolaridade, o nível econômico, a raça, a etnia e suas necessidades. Fazer esse levantamento a cada período proposto é imprescindível para que os governantes saibam como e o que devem ser implantados na população. Os dados que são levantados através do censo, são de suma importância para que o governo trace metas e planejamento para programas sociais como o bolsa família, minha casa minha vida, metas na educação, e além do governo há outras finalidades como: empresários que utilizam os dados para escolherem os locais onde podem instalarem seus empreendimentos, auxiliam também entidades de classes. (Argumentação muito expositiva. Delimite as ideias apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) O Censo demográfico do Brasil acontece a cada 10 anos, esse tempo é longo se comparado aos acontecimentos que a população sofre todos os anos. É um problema sério essa demora, pois isso afeta diretamente a sociedade, porque é através desse levantamento que os programas sociais e outros são criados. Quando há atraso aqueles menos favorecidos padecem, sofrem, porque os recursos esperados não chegam até eles, como educação de qualidade, programas sociais e outros. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Diante de tudo que foi falado, das situações causadas pela demora dos recenseamentos, fica evidente a necessidade de se realizar o Censo com períodos menores para aqueles que precisam de auxílio sejam assistidos, portanto o governo deve fazer concurso com no mínimo três anos de diferença de um para o outro, com mais vaga disponíveis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |