O Censo, de fato, é relevante. É através dele que ficamos cientes das necessidades de nosso país. Assim sendo, mudanças acontecem por meio de políticas públicas, criadas a partir do Censo. (Explore mais as discussões iniciais)
Sem os dados do Censo, seria quase impossível saber do que realmente o Brasil necessita. Seria difícil a criação de políticas públicas. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) O Censo ajuda os governantes de nosso país a saberem o que devem aplicar no Brasil, tornando assim o Brasil um país em grande evolução. O Bolsa Família, por exemplo, é resultado da observação da necessidade do povo brasileiro e já ajudou diversas famílias. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Para que mais cuidados ao povo brasileiro continuem acontecendo, é preciso que todos os cidadãos contribuam com os Censos, e que mais Censos sejam feitos e operados a favor do Brasil. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |