Como expresso por José Murilo de Carvalho, na cartilha cidadania no Brasil, "Para que haja uma cidadania completa no Brasil, é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis'', sendo fundamental a presença do censo na criação de políticas no Brasil. Dessa forma são necessárias algumas medidas para solucionar essa questão, a qual é motivada não só negligência estatal, mas também pela falta de compromisso por parte da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente cabe analisar que a causa do problema está intimamente relacionada com a negligência estatal. Sobre isso, Bauman afirma que as "instituições zumbis'' são aquelas que não deixaram de existir, mas que não cumprem seu papel social. Assim, percebe-se que o poder governamental é envolvente na adversidade, pois é importante que o Estado se responsabilize pela maneira que a população vive, e efetuar políticas necessárias para uma melhor cidadania, (Explore mais essa discussão) assegurando a todos os direitos básicos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência da sociedade é outro empecilho. Como dito por Bauman: " Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas''. Todavia é importante que a população cobre os governantes por melhores condições, através dos dados que são coletados, para a realização do Censo. (Explore mais o argumento apresentado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que caminhemos para uma cidadania completa, como falado José Murilo de Carvalho, é fundamental o papel do censo, uma vez que mostre a situação que as populações vivem. Logo, os governantes devem cumprir com suas propostas, e a população cobrar pelos seus direitos. A partir disso, os direitos serão assegurados na contemporaneidade. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentados ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |