Diante da importância do Censo no Brasil, é notório um lado por vezes "negligenciado" por parte da população em relação á a levar em conta sua responsabilidade de responder o questionario e receber o agente. Pesquisas, feita pelo site de notícias G1 trouxe à tona um levantamento, o qual aponta que pelo menos 13% da civis de determinadas regiões não atenderam os agentes de pesquisas do censo, seja por motivos de falta de tempo, trabalho, indisponibilidade, ou no ultimo caso não dando relevancia e o devido valor ao assunto. Além disso, devemos salientar que, (Sem vírgula) o IBGE (Desenvolva a sigla) tem levado em conta aqueles que ficaram em falta com as pesquisas, feito um levantamento é assim notificado via correios essas pessoas, apontando sua residência que ficou sem dados cadastrados, no corpo da notificação e relatado base em lei, que o morador a qual não se atentar em regularizar sua pendencia, pode enfrentar medidas cabiveis, respondendo processo na justiça caso nâo resolva a inlegalidade. Desse modo, tem ajudado diminuindo essa porcentagem de falta de dados, porém, ainda temos como relatado aqui no inicio um número expressivo de assustador de pesquisas não realizadas, a dempeder da região e tamanho essa falta, isso tem impacto direto em falta de políticas públicas para esse povo, empobrecendo o direcionamento devido em "recursus" para esses povos, com isso não temos uma melhor qualidade de vida, digamos que nesse assunto por culpa da população mesmo, o Governo tem adotado medidas, porém não tem resolvido. Depreende-se, portanto, adoção de medidas com o assunto "Censo e o seu papel dundamentalna criação de políticas públicas" primeiro, assim o governo federal deve tomar sua responsabilidade e doutrinar o povo, sobre o significado da palavra políticas públicas, mostras a estes que o maior benefiado e eles mesmo, existe ainda pessoas que não sabem o tamanho dessa necessidade, vincular em mídias sociais, digitais, divulgando assim o Censo e falando sobre sua relevancia, trabalhando o governo federal no combate a essa falta de informação e de conhecimento.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |