Liberdade, Igualdade, Fraternidade! - Banco de redações


União Homoafetiva

Enviada em: 21/07/2011

Status:

Corrigida
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A aprovação do reconhecimento da união estável entre casais do mesmo sexo abre um novo cenário para a sociedade brasileira, em que a comunidade homoafetiva ganha uma valorização maior e a igreja evangélica enfrenta o desáfio de reevaluar e justificar suas crêencias sobre a homosexualidade. Neste cenário entrarão com tempo novos debates como a adoção de filhos, além da legislação já proposta para criminalizar a homofóbia.

Porém, os direitos de pessoas a seguir sua orientação sexual não podem simplesmente anular a liberdade religiosa, valor igualmente essencial para uma sociedade democrâtica e tolerante. Quem crê que sua religião proíbe a homosexualidade deve ter o direito de falar e pregar disso, a menos que permite à quem pratica a homosexualidade os mesmos direitos. Nos dois lados do debate, deve-se gozar da liberdade de poder apresentar o seu caso e seguir as suas crêencias sem sofrer discriminação ou outro tipo de prejuízo como resultado. Por isso qualquer legislação em contra da homofóbia precisa assegurar a liberdade de expressão e a liberdade religiosa.

Ainda existe a possibilidade que tais diálogos levariam à um entendimento maior entre estes grupos hoje tão divididos, porque o respeito mútuo é o primeiro passo para a amizade. Ou, tomando uma frase famosa do francés, de liberdade e igualdade nasce a fraternidade.

Comentários do corretor


Atente-se às regras de acentuação

Ortografia

Vírgula

Não possui crase

Você apresentou ideias sobre o tema proposto. No entanto, preocupe-se com a clareza de seu projeto de texto a fim de não prejudicar a construção de sentido de sua produção. Fuja do senso comum!

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


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