O reconhecimento da União Homoafetiva brasileira como manifesto de evolução nos direitos de cidadania e igualdade no país - Banco de redações


União Homoafetiva

Enviada em: 20/07/2011

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Caracterizada pela evidente separação judicial entre heterossexuais e homossexuais, as decisões dos Tribunais brasileiros, de negação perante a união legal de homossexuais, se mostrava falha, porque, apresentava discordâncias e problemas em relação aos direitos patrimoniais e filiação biológica dos indivíduos. Por isso, pode-se considerar que a atual decisão do Supremo Tribunal Federal, de reconhecimento da união estável para casais do mesmo sexo, como sendo uma evolução nos direitos de cidadania e igualdade no país.

O Apartheid, expressão que significa “separação”, foi um regime de segregação racial adotado na África do Sul em 1948 e que durou cerca de 46 anos. Essa política separava negros dos brancos e abolia diversos direitos humanos básicos ao primeiro grupo.

Pode-se, a partir desse conceito, estabelecer uma relação entre a separação de negros e brancos com a separação judicial de homossexuais e heterossexuais. Já que, da mesma forma como no Apartheid, se existe alguma distinção no estabelecimento dos direitos dos indivíduos, alguns desses terão seus direitos infringidos, contrariando os princípios fundamentais de igualdade e cidadania que regem a Constituição Federal.

 No discurso “Eu tenho um sonho”, o político Martin Luther King Jr discorre sobre os direitos civis dos negros, o amor ao próximo e a não violência. Para ele, havia a necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos. De fato, a sociedade brasileira necessita de ideais como este, também para a existência de homossexuais e heterossexuais, porque ainda não está isento o sentimento homofóbico, que é uma aversão ao homossexualismo. Fato este, que pode ser comprovado nos episódios de agressão física e verbal decorrentes no país, e nas pesquisas feitas sobre o assunto, em especial, uma enquete realizada pelo Sulnotícias, em que cerca de 70% dos entrevistados mostraram serem contra a união homoafetiva.

Como tentativa de assegurar direitos, a Ordem dos Advogados do Brasil, está elaborando o Estatuto da Diversidade Sexual, que terá como base o direito à livre orientação sexual, à constituição da família, à filiação biológica, guarda e adoção.

 É de extrema importância ressaltar que na Antiguidade a humanidade vivia numa era homossexual, e que, de certa forma, o heterossexualismo é uma característica da sociedade contemporânea. Sendo que, a “estranheza” para com o indivíduo homossexual é fruto da ignorância. As medidas tomadas pelas autoridades colocam o Brasil num patamar de uma nação justa com o seu povo.

Anormalmente, o Governo já vez a sua parte, restando apenas uma execução mais eficiente das punições geradas pela homofobia e a criminalização dessa prática. A integração com os homossexuais tem que partir dos núcleos familiares e sociais, para que todos os indivíduos se respeitem mutualmente e que parem de ter medo do que se mostra ser diferente.

Comentários do corretor


Vírgula

Você soube desenvolver seu projeto de texto, apresentanto argumentos plausíveis em prol de sua opinião sobre a problemática do tema. Apenas cuidado com a extensão de seu texto. Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente