No filme ''Up: Altas aventuras'' é demonstrado a vida de um idoso que perdeu sua esposa e é forçado a ir para um asilo, mas durante o filme, para impedir isso, ele vive uma grande aventura com um menino de 8 anos. Analogamente, na atual sociedade brasileira, os idosos enfrentam desafios semelhantes aos do protagonista do filme, o que atrasa o seu progresso no ramo. Isso ocorre devido à rejeição de familiares e o aumento da depressão em idosos.
Em primeira análise é imperioso analisar que a rejeição de familiares agrava os desafios enfrentados pelos idosos. Tal acontecimento remota ao monge badidarma (Vírgula) de origem persa, o monge mais velho que existiu, que representa conhecimento e sabedoria, no qual os idosos por terem vivido muito obtiveram conhecimento, mas atualmente não são valorizados nessa época em que predomina a cultura jovem (Melhore a construção dessa ideia). Nesse contexto, percebe-se que essa visão persiste na sociedade contemporânea, em que familiares cojitam colocar seus parentes idosos em asilos, isso acarretam obstáculos como tristeza, angústia e refúgio como vivenciado pelo personagem do filme, (Ponto final) Assim, a rejeição dos familiares dificultam a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar o aumento da depressão em idosos como obstáculo para a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros. Sob esse viés, Zygmunt Bauman utiliza o termo “Instituição Zumbi” para se referir às entidades que não cumprem seu papel previsto na Carta Magna. Nesse sentido, o Poder Público é um exemplo do pensamento do sociólogo, visto que há falta de políticas públicas que incentivem a saúde mental dos jovens. Segundo a pesquisa nacional de saúde de 2019, os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre brasileiros. Logo, a inércia governamental é um dos desafios da importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente a necessidade de novas medidas para a problemática. Desse modo, cabe ao Ministério da Saúde (MEC) junto com a assistência social devem criarem, por meio de verbas governamentais (Vírgula) projetos de atividades motoras e físicas para o corpo e mente dos idosos em creas e escolas. (Truncamento) Com o intuito de promover uma melhor forma de lidar com esse problema e melhorar esse problema como a do personagem do filme. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
880 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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