No Brasil a saúde mental vem sendo um grande desafio. Em relação a esse problema referente aos idosos não é diferente (Melhore a construção de sentido). Ocorrendo em uma boa parte dessas pessoas problemas relacionados à depressão e ansiedade e, que (Vírgula) por muitas vezes (Vírgula) a falta de entes queridos podem implicar em uma piora no quadro dessa população. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
De fato é um problema que pode causar muitos prejuízos tanto aos mais jovens e mais ainda para os de idade mais avançada. (Truncamento) Podendo influenciar (Vírgula) por exemplo (Vírgula) em problemas alimentares, muitas crises e consequentemente vindo a piora no quadro de depressão. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) De fato outra questão que deve ser reforçada é o papel dos familiares nesses casos para uma melhora significativa, pois a família tem um papel fundamental para todo ser humano. Os entes queridos podem impactar de uma forma muito positiva e significativa, dando apoio físico e emocional, imprescindível para uma melhora. Com isso não há como negar que a família é indispensável para a saúde do idoso. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que haja apoio emocional e familiar para esses idosos no Brasil. (Melhore a coesão) E que o ministério da saúde promova palestras em escolas, ONGs (Desenvolva a sigla), casas de apoio por exemplo, e que haja mais cursos de capacitação para ter profissionais mais qualificados e preparados, como também parentes e toda a população. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |