A importância da saúde mental dos idosos. - Banco de redações


A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 22/07/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

 "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Essa frase, atribuída a Hannah Arendt, demonstra o apreço da filósofa judaica pela tolerância e o respeito aos direitos humanos. Em oposição a essa visão, observa-se, na sociedade contemporânea, um agravamento negativo no que diz respeito à saúde mental do idoso, o que se fortaleceu com a solidão, o isolamento e a ausência de atividades físicas e mentais. (Formule a tese)

Inicialmente, ressalta-se que a perda de amigos e entes queridos é um fator que impulsiona a problemática. Muitos idosos podem se sentir sozinhos e abandonados devido a perdas familiares, isso acontece porque pessoas conhecidas são fundamentais para manter o convívio social e o aumento de interações sociais, o que aumenta a felicidade e o bem-estar. Nesse contexto, a diminuição de interações pode levar a quadros de ansiedade e depressão, os quais, se não tratados, podem levar a problemas de saúde maiores e, consequentemente, a diminuição da qualidade de vida. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar a importância da atividades físicas e mentais para o fortalecimento da saúde mental do idoso. O exercício físico realizado em conjunto com outras pessoas contribui para a formação de laços e novas amizades, o que reduz o isolamento e a solidão, responsáveis por debilitar a saúde mental. Nesse mesmo sentido, novos desafios, não só físicos, mais  mas também intelectuais, atuam como instrumento de controle emocional, o que, aliado ao apoio psicológico, pode acarretar a prática de hábitos mais saudáveis, como ter uma boa alimentação, intensificando, assim, a melhora na saúde mental senil. (Apresente dados)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante da problemática exposta, compete às comunidades locais, como associação de moradores, estimular atividades em comunidade para idosos maiores de 60 anos, em horários e locais acessíveis, com profissionais especializados, bem como fornecer, em conjunto com as prefeituras locais, ônibus encarregados de buscar e levar os idosos que carecem de meio de transporte, a fim de resgatar a essência da frase da filósofa Hannah Arendt e atenuar o descaso social com a saúde mental do idoso. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200