"A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos". Essa frase, atribuída a Hannah Arendt, demonstra o apreço da filósofa judaica pela tolerância e o respeito aos direitos humanos. Em oposição a essa visão, observa-se, na sociedade contemporânea, um agravamento negativo no que diz respeito à saúde mental do idoso, o que se fortaleceu com a solidão, o isolamento e a ausência de atividades físicas e mentais. (Formule a tese)
Inicialmente, ressalta-se que a perda de amigos e entes queridos é um fator que impulsiona a problemática. Muitos idosos podem se sentir sozinhos e abandonados devido a perdas familiares, isso acontece porque pessoas conhecidas são fundamentais para manter o convívio social e o aumento de interações sociais, o que aumenta a felicidade e o bem-estar. Nesse contexto, a diminuição de interações pode levar a quadros de ansiedade e depressão, os quais, se não tratados, podem levar a problemas de saúde maiores e, consequentemente, a diminuição da qualidade de vida. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar a importância da atividades físicas e mentais para o fortalecimento da saúde mental do idoso. O exercício físico realizado em conjunto com outras pessoas contribui para a formação de laços e novas amizades, o que reduz o isolamento e a solidão, responsáveis por debilitar a saúde mental. Nesse mesmo sentido, novos desafios, não só físicos, mais mas também intelectuais, atuam como instrumento de controle emocional, o que, aliado ao apoio psicológico, pode acarretar a prática de hábitos mais saudáveis, como ter uma boa alimentação, intensificando, assim, a melhora na saúde mental senil. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Diante da problemática exposta, compete às comunidades locais, como associação de moradores, estimular atividades em comunidade para idosos maiores de 60 anos, em horários e locais acessíveis, com profissionais especializados, bem como fornecer, em conjunto com as prefeituras locais, ônibus encarregados de buscar e levar os idosos que carecem de meio de transporte, a fim de resgatar a essência da frase da filósofa Hannah Arendt e atenuar o descaso social com a saúde mental do idoso. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |