No livro "O Castelo Animado", a faxineira idosa Sophie se vê fragilizada quando sente que não é mais tão forte e útil quanto gostaria. A ficção se aproxima da realidade quando o assunto é a importância da saúde mental dos idosos, especialmente os brasileiros. Tal temática pode ser dividida em dois tópicos: a preservação da dignidade, como também da cultura e conhecimento empírico. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é de conhecimento geral que a saúde é um direito de todos, e isso inclui tanto o idoso, quanto seu bem-estar mental. Garantir uma mentalidade sadia para os antigos brasileiros é também preservar sua dignidade e qualidade de vida, como ordena a Constituição Federal de 1988. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar o tamanho conhecimento e valor cultural que os idosos brasileiros carregam. Sem eles, boa parte da história do país seria apagada, e o legado de seus ancestrais seria completamente esquecido. Portanto, a saúde mental desses idosos é importantíssima visto que, sem eles, o Brasil não seria o que é hoje. Essa relevância é vista no filme latino "Viva: A vida é uma festa", onde o personagem principal busca respostas para a origem de sua família e, no final da trama, descobre que bastava uma conversa com sua bisavó para relembrar o passado. (Melhore a construção da discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é evidente a necessidade de mudanças na nação. Sendo assim, é mister que as plataformas midiáticas, responsáveis por disseminar conhecimento, veiculem propagandas em televisão, rádio e outros meios, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da saúde mental dos seus idosos. Assim, finalmente poderão viver com a dignidade prometida na Constituição Federal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |