A saúde mental é um tema muito discutido e que, comumente, é voltado aos jovens. No entanto, é visível que a falta de garantia deste direito para todo cidadão pode causar ou agravar diversas doenças mentais, especialmente, (Sem vírgula) para os idosos que são pertencentes a uma das classes etárias mais desamparadas do Brasil. Dentre os problemas (Vírgula) destaca-se, (Sem vírgula) como principais, (Sem vírgula) a depressão e a ansiedade, pois ocorrem na maioria dos casos. Além disso, destaca-se, também, dois fatores que agravam o aumento destas: a insegurança e o isolamento. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, percebe-se que a insegurança de vida e de emprego, após os sessenta anos, mostram à população brasileira a sua vulnerabilidade social. Como um exemplo, tem-se o preconceito contra pessoas da terceira idade, conhecido como "etarismo", que acontece muito na vivência social, mas, em especial, no mercado de trabalho, onde a experiência tem ficado em segundo plano e, consecutivamente, sendo substituída por habilidades de igual importância, como criatividade e inovação, que são vistas como perfis de pessoas jovens, como se o envelhecimento levasse a capacidade de aprender e se atualizar do ser humano. Com isso, os sentimentos de imponência e esperança passam a ser trocados pelo de negatividade e pessimismo, agravando os problemas neurológicos, como a depressão e o estresse.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, percebe-se, também, que o isolamento social, a falta de exercícios físico e mentais ou até mesmo limitações, (Sem vírgula) podem gerar emoções negativas. A pandemia de Covid-19, (Sem vírgula) é um exemplo, pois houve um expressivo aumento e agravamento de casos, como demência e ansiendade. Nessa perspectiva, pode ser aplicado o famoso ditado popular "mente vazia é oficina do coisa ruim", pois quando a pessoa não tem uma atividade ou objetivo, a tendência é que ela faça algo improdutivo ou prejudicial a si mesma ou ao próximo. (Melhore a construção dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é importante zelar pela saúde mental dos idosos, os preservando e prevenindo doenças que podem surgir com maior incidência nessa fase da vida. Ainda, destaca-se que o Brasil está em uma transição demográfica, ou seja, a População Economicamente Ativa (PEA) está envelhecendo e, consequentemente,
precisará de um suporte do Estado. Logo, é necessário investimentos nas áreas de saúde e lazer, como as academias coletivas em praças públicas, o que já existe, no entanto, em condições precária que acabam desestimulando o uso. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |