Para o teórico e psicólogo Erik Erikson, o envelhecimento é um processo, não uma etapa. Segundo ele, a personalidade entra em um diálogo difícil com o corpo, e é nesse período que os idosos enfrentam mudanças indesejadas, perdas e sentimentos de luto. Nesse contexto, é fundamental que o governo e a família garantam a saúde mental dos idosos brasileiros. (Formule a tese)
Por esse viés, é necessário que o Estado promova assistência tanto na saúde física quanto psicológica desses idosos. Segundo o Boletim Epidemiológico, a faixa etária acima de 60 anos teve as maiores taxas de suicídio nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste do país em 2019. É sabido que a maioria dos idosos passa por isolamento social, afastando-se de suas atividades sociais quando chegam à terceira idade. Muitas famílias não têm orientação de como lidar com os idosos dentro de casa e muitas vezes ignoram sinais e sintomas de doenças mentais (Reestruture essa discussão). Isso se deve à falta de informações e assistências, o que exige um olhar mais sensível do governo para essa situação.
(Melhore a estratégia coesiva) É notório que a família tem papel essencial no suporte à saúde mental dos idosos. Segundo o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da sociedade e do Estado amparar as pessoas idosas. Consoante a isso, não é só dever do governo amparar os idosos; (Vírgula) a família é o suporte inicial e mais importante nessa fase da vida. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, é dever da Secretaria Nacional de Assistência Social promover atividades sociais, ampliar o acesso a serviços de saúde mental, agenciar atividades sociais e dar apoio aos cuidadores. Isso visa incentivar os idosos a participarem de atividades sociais que podem ajudar a reduzir o isolamento, proporcionando-lhes senso de pertencimento e propósito. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil mais participativo na prevenção de doenças mentais. (Proposta incompleta)
.
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |