A nova definição de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um bem-estar físico e mental, não se tratando apenas de uma ausência de doença. Em contrapartida, no Brasil, infelizmente não é garantida, plenamente, a saúde mental dos idosos. Nesse contexto, medidas devem ser adotadas para reverter essa situação que tem como causas a realidade socioeconômica do idoso e a falta de acesso à atividade de lazer. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, vale ressaltar que a realidade dos idosos no Brasil é variada e complexa devido à desigualdade sistêmica capitalista. Embora muitos da terceira idade desfrutem de uma vida satisfatória, outros enfrentam desafios significativos, como a pobreza. Sob essa ótica, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, cerca de 29,4% da população estava na pobreza. Logo, é preciso que o bem-estar dos idosos seja assegurado, não importando a classe social.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há uma escassez de atividades de lazer para as pessoas mais velhos, como se fossem excluídos, mas não é assim que deve ser. (Truncamento) Pois, conforme disse Clarice Lispector, “não basta existir, é preciso também pertencer”, e é imprescindível para a saúde mental dos anciãos serem incluídos na vida em sociedade em atividades sociais, culturais e recreativas para evitar que eles sofram de solidão, ansiedade e depressão.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, a necessidade de valorizar e garantir o bem-estar de todos os idosos. Para isso, o Estado, no exercício de seu papel social, deve investir na construção de centros comunitários para promover a saúde física e mental da população, por meio de palestras com psicólogos, festas culturais e conversas. Além disso, é necessário diminuir a desigualdade social com políticas públicas de distribuição de renda a fim de que os idosos possam viver bem. Talvez assim, os idosos possam ter um bem-estar equilibrado, alinhado aos padrões da OMS. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |