A nova definição de saúde, segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um bem-estar físico e mental não se tratando apenas de uma ausência de doença. Nesse sentido, garantir a saúde mental dos idosos no Brasil, (Sem vírgula) vem da importância na redução do risco de surgimento de transtornos mentais e de uma velhice mais sadia. (Formule a tese)
Diante desse cenário, fortalecer a saúde mental das pessoas da terceira idade colabora para a diminuição do aparecimento de doenças mentais. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, de 2019, os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre os brasileiros. Desse modo, o cuidado com o psicológico é essencial para qualidade de vida de cada um deles, e reduz os casos de transtornos. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ter uma vida saudável na velhice é mais importante do que apenas aumentar a expectativa de vida da população. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, os idosos já representam 13% do total de brasileiros, e esse número tende a dobrar. Nesse viéis, é preciso olhar para além de "quantos anos as pessoas vivem" e observar "o quão saudáveis elas estão". Sendo assim, é imprescindível dar mais valor a esse tema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o comprometimento em garantir a saúde psicológica dessas pessoas é essencial na diminuição da aparição desses transtornos e soma para uma velhice mais saudável. Dessa forma, o Ministério da Saúde deve ampliar o acesso a psicólogos, médicos psiquiatras e consciêntizar a sociedade sobre o cuidado que se deve tomar com essa questão, por meio de campanhas, consultas e grupos de apoio. Tal medida tem o objetivo de reduzir doenças como ansiedade, depressão e consequentemente dar um vida de mais qualidade a cada um deles. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |