O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No Meio do Caminho”, retrata, figuradamente, os contratempos que o ser humano sofre em sua jornada. Analogamente, esse preceito assemelha-se à luta cotidiana contra a negligência diante da garantia da saúde mental dos idosos brasileiros. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolva não só devido ao descaso populacional, mas também à omissão governamental diante desse quadro alarmante. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é licito postular a indiferença social frente ao problema. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e possuem a mesma importância, além de diretos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado, entretanto isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido o devido à baixa operação das autoridades, a falta de atenção a população faz com que a sociedade não se importe com o bem-estar psicológico dos mais velhos, muitas vezes os deixando de lado no dia a dia e os levando a acreditar que são desprezados (Melhore a construção dessa ideia), agravando assim o isolamento social dos mesmos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inação do governo também pode ser apontada como promotora do problema. A escassez de políticas públicas voltadas à saúde emocional das vítimas contribuiu para o aumento dos casos de depressão, ansiedade e outras condições emocionais nessa faixa etária. Sem investimentos adequados em programas de apoio, prevenção e tratamento, os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) ficam desamparados, agravando seu afastamento social e prejudicando sua qualidade de vida. Consequentemente, a ausência de uma intervenção governamental eficaz não apenas desconsidera as necessidades desse grupo vulnerável, mas também sobrecarrega o sistema de saúde e assistência social do país.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a atuação estatal e social para tais obstáculos serem superados. Assim, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital que, por meio de programas de apoio, pode reduzir o afastamento social e promover um envelhecimento digno para que tal problema já não afete mais a terceira idade. Dessa forma, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais democrático. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |