O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que os desafios para a garantia da saúde mental dos idosos brasileiros comprometem a harmonia social. Diante disso, têm-se um problema fomentado pela omissão estatal e que gera consequentemente danos psicológicos aos mais velhos. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, destaca-se a negligência governamental como uma das causas do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada, uma vez que com a inércia estatal, os mais velhos não têm acesso ao suporte emocional e aos cuidados médicos necessários que ajudam a prevenir transtornos mentais. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, esse impasse afeta negativamente a saúde mental das pessoas mais velhas. Segundo a OMS (Desenvolva a sigla), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doenças ou enfermidades. Consoante a isso, a invisibilização das necessidades dos idosos faz com que eles fiquem isolados socialmente, propiciando um ambiente favorável para o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a depressão e a ansiedade. Assim, é preciso reconhecer essas consequências prejudiciais para que a situação seja superada.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela população idosa da nação. Para isso, o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve investir em atividades sociais e de lazer, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de inverter a inércia estatal que prejudica a saúde mental da pessoa idosa. Dessa forma, espera-se uma sociedade não perfeita como a de "Utopia", porém mais justa e igualitária. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenhao os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 960
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
880 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
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