A Organização Mundial das Nações Unidas representa o desejo de promover melhores condições de vida para a humanidade. Porém esse anseio ainda não se concretizou em relação a necessidade de garantir a saúde mental dos idosos no Brasil, visto que há uma invisibilização social e política acerca desse fato. Com isso, emerge um problema sério em virtude de uma ótica utilitarista e de um governo omisso. (Muito bem. Formulou a tese)
Dessa forma, em uma primeira análise, deve-se considerar a visão utilitarista como o principal fator para a problemática. Para Foucault, a sociedade só considera o ser humano útil quando está produzindo. Consoante a isso, o pensamento de que uma pessoa só está sendo útil para a sociedade quando é produtiva faz com que as necessidades dos idosos sejam negligenciadas, podendo gerar o isolamento desses indivíduos, o que impacta negativamente a saúde mental dos mesmos. Assim, é preciso reconhecer essa concepção é equivocada para que a situação seja superada.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ineficiência governamental mostra-se como um potencializador para o impasse. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, tal responsabilidade não está sendo honrada no que tange à garantia da saúde mental dos mais velhos, uma vez que com a inação estatal, essas pessoas ficam sem o suporte emocional e os cuidados médicos necessários que ajudam a prevenir transtornos como a depressão e a ansiedade. Desse modo, para que tal bem-estar seja usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível intervir sobre esse quadro lacunar. Para isso (Vírgula) o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, deve investir em atividades sociais e de lazer, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de inverter a inércia estatal que afeta o equilíbrio emocional da pessoa idosa. Paralelamente, é preciso agir sobre a ótica utilitarista existente. A partir de ações como essas, o objetivo da ONU poderá ser realizado. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
|
Nota
|
Motivo
|
Domínio da modalidade escrita formal
|
200
|
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
|
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
|
200
|
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
|
160
|
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
|
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
|
200
|
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
|
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
|
200
|
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
NOTA FINAL: 960
|
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
200 |
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
960 |
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Compartilhar resultados!