No livro “Ensaio sobre a cegueira”, Saramago retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica do autor é verificada no tema que evidencia a importância de monitorar a saúde mental dos idosos na velhice. Dessa forma, a problemática persiste devido não só à omissão governamental, mas também ao silenciamento. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a omissão estatal, mostrando-se como um complexo dificultador. Nesse contexto, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Tal afirmação é nítida no tema, visto que o governo não possui programas de apoio psicológico que atenda todos os idosos em diversas situações (Reveja essa ideia). Dessa forma, gera um aumento no índice de desenvolvimento de doenças mentais.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar que o silenciamento influencia fortemente o problema. De acordo com Djamila Ribeiro, é preciso tirar as situações da invisibilidade para que soluções sejam encontradas. Essa perspectiva está presente no tema, uma vez que o assunto é pouco debatido na sociedade e invisível sob a percepção das famílias (Explore mais essa discussão). Sendo assim, a saúde mental dos adultos na velhice se torna menos importante.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente uma intervenção pontual. Para isso, o governo em conjunto com as prefeituras deve promover programas de cuidado com a saúde mental dos idosos, por meio do CRAS (Desenvolva a sigla) e práticas de desenvolvimento cognitivo como cursos para idosos que possuem facilidade no deslocamento de suas casas até uma unidade de apoio e sensoriais para os acamados, a fim de reverter a negligência governamental. Paralelamente é preciso intervir sobre o silenciamento. Dessa forma, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |