A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros - Banco de redações


A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 20/07/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o último censo do IBGE (Desenvolva a sigla) realizado em 2022, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. A população com 60 anos ou mais equivale a 22,2 milhões ou 10,9% da população do país. Nesse ritmo, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil terá a quinta maior população mais idosa do mundo até 2030. Diante disso, é importante que o governo pense em políticas públicas que atendam de forma adequada e eficaz essa importante parcela da população e assim garanta a saúde mental e o bem-estar físico dos idosos. 

Primeiramente, o processo de envelhecimento impõe às pessoas a passarem por uma série de situações desagradáveis, como a perda de entes queridos, as mudanças no corpo, a perda de energia e solidão. Tudo isso faz com que a saúde mental do idoso fique sensibilizada, dando lugar às emoções negativas e causando quadros de ansiedade, tristeza, isolamento e muitas vezes até depressão. A depressão é o transtorno mental mais frequente na terceira idade e as taxas de suicídio entre os idosos com 70 anos ou mais está acima da média nacional de acordo com dados do Ministério da Saúde de 2018. Por isso, é fundamental o convívio social durante o envelhecimento. Ele ajuda na saúde mental e física e pode ser realizado através de jogos, danças, atividades físicas e com o estabelecimento de metas, como viajar em família, cuidados com o sono e a alimentação também são importantes fatores que ajudam na obtenção de qualidade de vida na terceira idade. (Delimite as discussões)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é importante estabelecer políticas públicas que deem assistência às pessoas idosas, tento em vista que a maioria dessas ações de prevenção, promoção e assistência são voltadas ao público jovem e materno-infantil. Desse modo, o Plano Internacional de Ação sobre o Envelhecimento- PIAE de 2002 buscou inserir o envelhecimento nas agendas de desenvolvimento das Nações Unidas e estabeleceu direções e medidas prioritárias para promover uma velhice saudável. No Brasil algumas ações marcaram a história no que se refere às políticas sociais direcionadas a população com mais de 60 anos. Entre elas estão o Estatuto do Idoso de 2003 e a Política Nacional do Idoso de 1994.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, é indispensável reconhecer a dignidade da pessoa idosa e combater todas as formas de abandono, abuso e violência, assim como é importante que as pessoas de todas as idades se cuidem mutuamente. Para isso, cabe às instituições públicas e privadas adotar práticas de envelhecimento ativo proposto pela Organização Mundial de Saúde, fomentando ações preventivas não apenas de saúde física, mas também mental. É fundamental entender e respeitar a grande diversidade que há no envelhecimento, com idosos conectados às redes sociais, que namoram e outros com rotinas mais tranquilas. O importante é respeitar as individualidades e promover o bem-estar ao processo de envelhecimento da população. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200