"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho", esses versos do poema de Carlos Drummond de Andrade metaforizam os empecilhos da problemática. Em analogia, os desafios para a garantia da saúde mental dos idosos mostram-se inerentes à poesia do autor, visto que as problemáticas dessa delimitação são pedras que impedem que a população idosa tenha uma boa saúde intelectual (Reveja a seleção lexical). De fato, essa questão é influenciada pela omissão governamental e pela invisibilidade etária, esses fatores favorecem a prolongação desse quadro hostil. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é necessário atentar para a ausência de medidas governamentais para solucionar a problemática. Nesse sentido, é crucial a elaboração de projetos que possam promover a saúde mental e o bem-estar da população idosa brasileira. Segundo preconiza a Constituição Federal, em seu artigo 3º é objetivo do Estado a garantia de uma sociedade justa, igualitária e solidária, sem distinção de gênero e raça. Assim como toda a população brasileira, os idosos também necessitam de atenção e de terem direitos previstos em leis. (Melhore a construção dessa discussão. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade etária é outro fator agravante da problemática, visto que o etarismo está infelizmente enraizado na sociedade. Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita e em harmonia, a qual é livre de conflitos e mazelas. Todavia, fora de ficção, a realidade contemporânea está distante disso, haja vista os desafios para garantir a saúde mental dos idosos brasileiros. Infelizmente, os idosos sofrem com a invisibilidade por conta da idade já avançada, e lamentavelmente até os próprios filhos não se importam com a saúde e a vida de seus pais. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para combater esses obstáculos, para isso a gestão governamental necessita de elaborar projetos que tenham como intuito central a melhora gradativa da saúde mental dos idosos. Nesse sentido, poderiam organizar atividades ao ar livre e também terapias em grupos. Outrossim, em relação à invisibilidade etária, serão necessárias medidas de conscientização da população num geral, campanhas que promovam a sensibilidade dos indivíduos em relação à saúde mental dos idosos. Dessa maneira, a problemática seja dissolvida e os idosos irão viver bem e, segundo o filósofo grego Platão, "O importante não é viver, mas viver bem". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |