Quando comparado a países desenvolvidos como o Japão, o Brasil ainda precisa estabelecer políticas públicas mais eficazes para atender aos idosos. Atualmente, pouca atenção é dada a essa faixa etária que permanece vulnerável a maus-tratos e também a doenças mentais, como depressão e ansiedade. (Melhore a contextualização do tema)
O Estatuto do Idoso e a Constituição Federal asseguram aos idosos, por exemplo, atendimento preferencial no SUS (Sistema Único de Saúde), meia-entrada em eventos culturais e/ou esportivos, além de assistência financeira --- dependendo do caso. No entanto, o percentual de idosos que continuam sem saber e receber o devido suporte é alto. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Considerar que é preciso melhorar essa situação é extremamente importante para diminuir o número de casos de violência contra idosos, como também o isolamento social e o surgimento de doenças mentais nessa parcela da população brasileira. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Para mudar esse quadro, portanto, é preciso criar uma rede de apoio aos idosos, capaz de garantir-lhes consciência de seus direitos. Sendo assim, faz-se necessário o papel do governo de criar uma campanha nacional, através dos principais meios de comunicação, que informe-os (Partícula atrativa) acerca de seus direitos previstos em lei. O Disque 100, além disso, também é um importante canal a fim de facilitar a denúncia de abusos contra os idosos. Em suma, é preciso mais divulgação para que todos conheçam os direitos da pessoa idosa e, assim, façam-os ser cumpridos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |