[Sem título] - Banco de redações


A importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros

Enviada em: 20/07/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando comparado a países desenvolvidos como o Japão, o Brasil ainda precisa estabelecer políticas públicas mais eficazes para atender aos idosos. Atualmente, pouca atenção é dada a essa faixa etária que permanece vulnerável a maus-tratos e também a doenças mentais, como depressão e ansiedade. (Melhore a contextualização do tema)

O Estatuto do Idoso e a Constituição Federal asseguram aos idosos, por exemplo, atendimento preferencial no SUS (Sistema Único de Saúde), meia-entrada em eventos culturais e/ou esportivos, além de assistência financeira --- dependendo do caso. No entanto, o percentual de idosos que continuam sem saber e receber o devido suporte é alto. (Abordagem limitada)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Considerar que é preciso melhorar essa situação é extremamente importante para diminuir o número de casos de violência contra idosos, como também o isolamento social e o surgimento de doenças mentais nessa parcela da população brasileira. (Parágrafo frasal)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Para mudar esse quadro, portanto, é preciso criar uma rede de apoio aos idosos, capaz de garantir-lhes consciência de seus direitos. Sendo assim, faz-se necessário o papel do governo de criar uma campanha nacional, através dos principais meios de comunicação, que informe-os (Partícula atrativa) acerca de seus direitos previstos em lei. O Disque 100, além disso, também é um importante canal a fim de facilitar a denúncia de abusos contra os idosos. Em suma, é preciso mais divulgação para que todos conheçam os direitos da pessoa idosa e, assim, façam-os ser cumpridos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200