Com o crescente número de idosos no Brasil, é natural que assuntos médicos relacionados à idade ganhem maior atenção. Entretanto, a saúde mental deles se mostrou pouco discutida, apesar de ser um tema muito importante e delicado, que faz parte integrante do conjunto medicinal da terceira idade. (Melhore a contextualização do tema)
Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que o problema mais comum na velhice é a depressão, sem contar que lideram nos números de casos da doença em escala nacional. Percebe-se que mais ações devem ser realizadas neste âmbito, já que, por exemplo, é mais comum que se veja artigos sobre complicações físicas, e não sobre psicologia. Caso contrário, estes números irão se tornar mais preocupantes, e algo terá de ser feito mais tarde. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Também é importante que a tese do Envelhecimento Ativo seja considerada. Se trata de um termo que descreve a importância de considerar o envelhecimento como um acontecimento positivo, oferecendo oportunidades de integração na sociedade, além de promover e incentivar o bem-estar físico e mental. Porém, mesmo com a tese sendo certificada pela OMS (Desenvolva a sigla), ela não é ativamente respeitada, visto que há poucos incentivos para acostumar os idosos à cultura da juventude (Melhore a apresentação dessa discussão) e, principalmente, para o combate dos problemas mentais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para atingir o máximo de lazer e felicidade na velhice, um acompanhamento antes do processo deve ser feito, com a ajuda de familiares e amigos próximos. Também é importante que ocorram investimentos para tratar aqueles que já sofrem com as consequências, e também trabalhar para prevenir que continue acontecendo. Assim, construiremos um ambiente mais saudável para aqueles que já viveram muito mais, e devem ser tratados com o devido respeito. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |