No filme "X, a marca da morte", a personagem Pearl é uma idosa com problemas mentais ignorados por vários anos. Semelhantemente, no Brasil, vários idosos têm seus problemas psicológicos ignorados, em razão do descaso estatal e da falta de debate. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da baixa atuação dos setores estatais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam a falta de cuidados com os idosos. Segundo Thomas Hobbes, "o Estado deve garantir o bem-estar da população". Contudo, em relação ao Brasil, isso não ocorre, levando idosos a desenvolverem transtornos mentais. Logo, faz-se mister uma reformulação dessa postura estatal. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona a falta de atuação sobre o problema. Habermas traz uma contribuição relevante ao defender a linguagem como uma forma de ação. Desse modo, para que ocorra uma mudança significativa, é necessário que o debate referente ao assunto seja estimulado, aumentando as chances de atuação sobre o problema. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário diminuir os entraves relacionados à importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros. Para tanto, cabe ao Estado, mais precisamente o Ministério da Saúde, criar programas que possam aumentar o acesso da população idosa aos cuidados com a saúde mental. Tal ação terá o intuito de garantir a saúde mental da terceira idade, evitando transtornos mentais. Dessa forma, os brasileiros mais velhos não terão seus problemas mentais ignorados, realidade diferente da personagem Pearl. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |