A saúde mental é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais pela sociedade, devido a sua importância para o bem-estar dos seres humanos. Quando se fala do público idoso esse assunto é mais importante ainda, por se tratar de pessoas mais sensíveis, principalmente no aspecto mental. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
De acordo com a lei 8080/1990, lei que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS), aborda sobre seus princípios: equidade, integralidade e universalidade, mostrando a importância da saúde em todo seu aspecto biopsicossocial, no qual a saúde mental faz parte para compor seu bem-estar íntegro. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A população idosa precisa de todo esse apoio para manter uma qualidade de vida excelente, a falta de suporte pelos profissionais e familiares por exemplo, pode acabar desenvolvendo transtornos mentais, seja pela sensação de abandono ou problemas específicos que venham passando, o público dessa faixa etária precisa de mais atenção, cuidado e de uma assistência humanizada. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Dito isso, é possível compreender a necessidade da população compreender a importância da saúde mental para a pessoa idosa, necessitando de uma assistência e acompanhamento frequente e adequado para as suas necessidades. A assistência humanizada em todos os níveis de complexidade do SUS, somado ao cuidado e apoio de amigos e familiares poderá reduzir o problema de saúde mental, como também elevar a importância desse assunto tão pertinente. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |