De acordo com o filósofo Platão, "Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice". Hodiernamente, uma sociedade saudável é algo extremamente importante. Dito isso, é relevante pensarmos na importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, uma vez que a dificuldade em se adaptar às mudanças do mundo e à falta de empatia por parte dos cidadãos mais novos configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário (Vírgula) é notório destacar a dificuldade que os idosos têm em se adaptar às mudanças que acontecem no mundo, principalmente tecnológico. Nesse sentido, algo que poderia ser usado a favor da saúde mental dos idosos acaba sendo inútil e perigoso, quando se trata de acidentes por uso inadequado de eletrodomésticos, fake news, aplicativos e publicações nocivas e sensíveis que podem surgir caso não sejam utilizados da forma correta. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, cabe ressaltar à falta de empatia por parte dos cidadãos mais novos. Esse contexto envolve a pouca paciência e atenção que muitos idosos acabam recebendo, principalmente em situação de asilos. É importante entender que todos os mais velhos já foram jovens, e que muitos deles não puderam ter as oportunidades que temos nos últimos anos, todos merecem respeito, empatia e paciência, a vida já é muito cruel por si só e não devemos deixa isso nos adoecer e adoecer o próximo. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivamente resolvermos o problema (Vírgula) os governos brasileiros devem se unir em prol da conscientização e preservação mental dos idosos, por meio de campanhas beneficientes, gratuitas e inclusivas, em praças, escolas, asilos para que o alcance seja para todas as idades, pois é muito importante que os cidadãos mais novos entendam o quanto é importante ter essa empatia pelos mais velhos, além disso, é importante que seja desenvolvidas atividades escolares que incluam essa conexão entre os mais novos e os mais velhos e que seja enraizado desde cedo que todos merecemos respeito independente da idade e das dificuldades que são colocadas em nossas vidas. Somente assim, teremos um Brasil com mais respeito e empatia, não só para os idosos, mas para toda sociedade brasileira.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |