Muito se discute sobre jovens com transtornos, mais e os idosos porque abandona-los justo na idade em que mais precisam ser acolhidos e escutados. (Melhore a construção dessa ideia) Existe uma cultura de que são inválidos que está presa em uma sociedade gerofóbica. Dessa forma, é imprescindível garantir a saúde mental desses idosos, que por fim tem muito o que ensinar para as gerações presente. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, eles passam décadas lutando por um momento de descanso e quando finalmente chega, eles se deparam com a solidão. Encontram aquilo que sempre almejaram, a tranquilidade e a disponibilidade, mas não a disposição ou um lugar adequado em que se sinta bem e possam ter tempo de qualidade. Por consequência, muitos se deparam com alguma doença psicológica ao longo de sua trajetória final acarretando em uma população escassa de senhores e senhoras pelas ruas, por isso sustentar o bem-estar mental deles e de extrema importância para a evolução de uma nação. (Reestruture essa discussão)
De segundo é válido citar o filme " Um senhor estagiário " que conta a vida de um viúvo de 70 anos, que leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Além de mostrar o respeito por essa classe (Vírgula) a obra cinematográfica encoraja os idosos a entender que a vida não acabou por se tornarem mais velhos, ou seja, independentemente de sua estação poderá sempre se tornar quem é o que quiser ser. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, esse estigma precisa ser banalizado do corpo social brasileiro. Sendo realizado um projeto social com diversas atividades direcionadas para a terceira idade, ministrada pelo ministério da cultura ( MinC ) e conselho municipal do idoso, por meio de aulas presenciais em parques culturais arejados, com a finalidade de garantir qualidade de vida e uma boa saúde mental. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |