Na série sul-coreana "Tomorrow", é retratado vários assuntos importantes atualmente, incluindo a saúde mental dos idosos. Assim como na série abordada, essa problemática vêm crescendo significativamente nos últimos anos, a falta de empatia das pessoas ou até mesmo de familiares contribuem para o aumento desses casos. Ademais, é preciso salientar que os idosos sofrem cada vez mais, muitas vezes por situações de preconceitos pela idade e de humilhações na sociedade. (Melhore a contextualização)
Em primeiro lugar, vale ressaltar o abandono por familiares uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças como a depressão, a falta e sensação de abandono acaba afetando o psicológico dessas pessoas facilmente. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário mencionar o preconceito em relação a idade dessas pessoas, a falta de empatia e solidariedade. Logo, isso faz com que muitos idosos se sintam "um peso" na vida dos outros (Vírgula) acarretando assim na solidão entrema no seu dia-a-dia dia a dia. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Cabe ao governo disponibilizar profissionais capacitados para auxiliar no bem- estar psicológico dos idosos. Assim como cabe aos familiares a preservação do diálogo e empatia com os seus pais e avós para manté-los saudáveis seja fisicamente ou psicologicamente. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |