Envelhecer é um destino inevitável para a maioria das pessoas. A saúde fica mais frágil, a rotina se modifica drasticamente com a aposentadoria e o convívio familiar familiar diminui. Além de exigir uma maior dependência para certos cuidados, mas é necessário enxergar tais cuidados para além da saúde do corpo e garantir uma mente saudável a essas pessoas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
No filme "Meu Pai", o protagonista idoso, interpretado por Anthony Hopkins, possui um quadro de demência próprio de sua condição senil. Assim como muitas pessoas idosas na realidade de diversas populações ao redor do mundo, o cuidado nessa fase recai para os filhos. Dessa forma, no filme, a filha do protagonista busca adaptar sua própria realidade e necessidades em conciliação aos cuidados do pai, que ao decorrer da história encontra-se cada vez mais perdido em suas memórias. Até que, por fim, a filha coloca o pai num asilo e se muda do país, tirando o protagonista do único convívio familiar que possuía. O abandono familiar em instituições é uma história que se confunde com a realidade. Entre esses lares, o mais famoso é o "Retiro dos Artistas", no Rio de Janeiro. Abandonados pela família ou em situação de extrema vulnerabilidade, artistas idosos são acolhidos para receberem cuidados necessários e conviver com artistas em semelhantes condições. (Delimite as discussões)
O filósofo romano Sêneca afirma que a velhice pode ser os anos mais doces da vida de um homem, pois a vida ainda reserva muitos prazeres. Uma referência em política pública voltada para solucionar essa demanda de cuidados e bem-estar da população idosa são os chamados "Centros-dia" ou Casa do Idoso. Nesses centros, além de oferecer toda uma gama de especialistas de saúde à disposição dos participantes do programa, há também a possibilidade de participar diariamente, em horário comercial, de atividades recreativas durante todo o dia. É uma solução principalmente para idosos cujas famílias não possuem condições financeiras de arcar com cuidadores ou de estarem presentes para o familiar idoso, por conta de uma rotina de trabalho. Além das atividades oferecidas, a convivência com outras pessoas é essencial para a saúde mental. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, cabe às famílias e ao Estado, (Sem vírgula) garantir atenção integral não somente aos cuidados básicos (Vírgula) mas um investimento maior na humanização das pessoas idosas, criando mais políticas públicas que as beneficiem e ampliando o acesso daquelas já existentes e possuem eficácia comprovada. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais desenvolvidas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |