No contexto social brasileiro, é de suma importância a garantia à saúde mental dos idosos brasileiros, visto que os cidadãos nessa faixa etária precisam de atenção e cuidados especiais cognitivamente. Porém, esse cenário ainda não está consolidado no país, uma vez que necessita de uma melhoria na expectativa de vida e a inclusão social para que haja uma mentalidade saudável dos idosos. Dessa forma, é preciso que o governo tome medidas acerca desse tema.
De início,cabe destacar que, mesmo havendo mecanismos como o Artigo 5 dos Direitos Humanos, que prevê a dignidade à saúde física e mental, ainda não é notório um aumento na qualidade de vida dos indivíduos pertencentes ao topo da pirâmide etária. Essa realidade está presente visto que as autoridades do país não direcionam as verbas para esse desenvolvimento estrutural pois preferem investir na população ativa que contribui com a economia, como os jovens e adultos. Assim, os direitos à segurança da saúde mental com o apoio de psicólogos, psiquiatras e pedagogos são negligenciados e consequentemente há riscos de doenças psiquícas nas pessoas mais velhas. Acerca disso, o governo deve procurar atender as necessidades de todas as fases da vida, desde a infância a velhice. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é essencial que haja uma inclusão social da "terceira idade" no desenvolvimento cognitivo do país, tendo assim a aprendizagem dos novos meios de comunicação, como a informática. Nesse sentido, a disponibilização de profissionais que auxiliem no processo de adaptação as tecnologias diminuem o desencadeamento de demências e exercitam a memória dos idosos, contribuindo assim para uma boa saúde mental. Nesse viés, o filósofo Bauman relata que, na Era da informação a invisibilidade é uma morte, o que, de fato ocorre na realidade, visto que a obsolescência do pensamento dos idosos, ao não saber como utilizar aparelhos digitais, afeta na comunicação e inclusão deles no meio social. Porém, a falta de meios para a consolidação do auxílio governamental ainda é visível, sendo assim um fator aos desafios da garantia da saúde mental na velhice. Assim, faz-se necessário que haja uma empatia da população e a preocupação das autoridades para o psicológico de pessoas mais velhas. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com o intuito de cessar os obstáculos acerca da efetivação da garantia de uma boa saúde mental aos idosos, é imprescindível que o Ministério da Saúde, em conjunto com o Poder Executivo (responsável pela organização na sociedade), promova ações didáticas e proveitosas no âmbito social por meio da distribuição de verbas pelo Estado. Uma dessas medidas deve ser a execução do direito previsto no Artigo 5, uma vez que é obrigatório ser efetuado pela lei, ao disponibilizar clínicas psicológicas públicas direcionadas aos idosos para a manutenção da saúde mental. Além disso, aulas de informática nos centros educacionais devem ser consolidadas no país para uma inclusão de pessoas mais velhas na sociedade. Somente assim, será possível uma população harmoniosa e saudável. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |