É muito comum que a sociedade utilize das lentes utilitaristas ao voltar seu olhar para os idosos, que são percebidos como inutilizados pelo tempo, e acabam muitas vezes desamparados por não terem seu valor reconhecido. Desse modo é fundamental que voltemos nossos olhos para tal parcela da população, proporcionando uma melhor qualidade de vida e demonstrando nosso desenvolvimento moral como sociedade. (Melhore a contextualização do tema)
De acordo com o filósofo Peter Singer (Vírgula) o progresso moral de uma sociedade é medido através da forma como ela trata os indivíduos mais vulneráveis e menos capazes de se defender. Frequentemente, observamos uma quantidade significativa de idosos alocados em asilos, o que evidencia o modo como os tratamos e o descaso com sua saúde mental, que é afetada negativamente com diante dessas situações que potencializam fatores como a exclusão social do grupo. Dessa maneira é importante reavaliarmos o modo como lidamos com nossos idosos para não negligenciarmos seu bem-estar e evoluirmos como sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) O modelo sociopolítico atual demanda por pessoas ativas que agreguem para a evolução econômica e social do país, o que acaba se tornando um problema para a terceira idade, lidos como impossibilitados de contribuir para tal progresso. Porém é de extrema importância, (Sem vírgula) garantir uma boa qualidade de vida não só física mas também mental, para que estejam aptos a oferecer tal contribuição, já que de nada adianta um corpo saudável abrigando uma mente adoecida. Idosos com amparo emocional adequado podem continuar trabalhando, tem mais autonomia para realizar atividades cotidianas, reduzindo assim futuros custos com sua saúde e favorecendo a economia. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto é essencial que o governo trabalhe em melhorias no SUS (Desenvolva a sigla) visando maior acessibilidade a tratamentos psicológicos de qualidade. Também é importante que nós como sociedade reintegremos tal parcela oferecendo o apoio necessário ao invés de os excluirmos a fim de poupar o trabalho de cuidado e manutenção dela, para que finalmente estejam aptos para contribuir com os avanços sociais, e como demonstração de gratidão e respeito por tais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |