Com os avanços na ciência e na medicina, a longevidade humana aumenta consideravelmente e pensar na qualidade de vida da população nesse cenário é crucial para se garantir o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana. Esse planejamento envolve não só os aspectos físicos como também os mentais do indivíduo.
As limitações físicas advindas com o envelhecimento podem influenciar negativamente a saúde emocional dos idosos. Sentimentos de inferioridade e rejeição podem surgir devido a problemas ligados a menor capacidade auditiva ou de locomoção, por exemplo. Desse modo, políticas públicas que envolvam incentivo a hábitos saudáveis, atividades terapêuticas e prática de atividades físicas, como musculação para maior mobilidade e bem-estar, são os primeiros passos para se desenvolver um amparo emocional aos idosos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Aliada a isso, cabe uma mudança cultural da sociedade sobre o preconceito velado contra a terceira idade. Envelhecer é algo natural e faz parte da vida. A busca constante pela juventude veiculada nas mídias tem o poder de gerar uma exclusão social implícita da população idosa, o que pode acarretar doenças psicológicas graves nessas pessoas (Reestruture essa discussão). Essa etapa da vida precisa ser respeitada assim como as outras fases dela também são. Sendo assim, deve-se valorizar a troca de experiências entre as diferentes gerações em atividades sociais e de lazer como uma ferramenta importante no combate à depressão e à ansiedade nos idosos.
(Melhore a estratégia coesiva) A dignidade da pessoa humana idosa não se resume a viver cada vez mais simplesmente, mas ter plenitude na existência com saúde física e mental. A ação dos governantes com políticas públicas adequadas e da sociedade com a quebra de paradigmas associados à terceira idade são essenciais para a construção e manutenção de uma rede de suporte emocional apropriado à população idosa. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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120
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Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
200 |
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
760 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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