Segundo a pesquisa de saúde, os idosos lideram o ranking dos quadros depressivos entre os brasileiros. Por isso, a importância de garantir a saúde mental deles é um desafio do Estado ao qual deve aplicar recursos públicos, e de sua família que tem como obrigação zelar pelo equilíbrio mental. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro plano, o governo tem por desafio garantir a saúde cerebral da terceira idade. Conforme o Estatuto do idoso (Vírgula) é lei destinar a regular os direitos e assegurados a essas pessoas. No entanto, isso não acontece ,visto que a falta de investimento em política públicas (Especifique quais) causa dificuldades em garantir uma qualidade de vida sem doenças mentais. Dessa forma ,isso contribui para que esse grupo além de ter de cuidar da saúde física, terá também de se preocupar em ter uma estabilidade emocional. Assim, se esses recursos não ocorrer, então haverá consequências, como idosos depressivos e ansiosos, dentre outros.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é importante que famílias ajudem nessa causa. De acordo com a Médica Andressa Heimbeicher, está estar ao lado dos amigos e da família durante a melhor idade pode trazer inúmeros benefícios a vida, como evitar problemas do coração, e doenças de Alzheimer. Dessa maneira, eles irão se sentir mais amados e acolhidos porque o papel do corpo familiar é essencial para essa garantia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério Público, órgão responsável em manter os direitos dos idosos, junto com as Redes de Comunicações, deverá elaborar projetos a favor dessa importância ,com o fito de nem um deles sofrer. Tal ação será por meios de publicações e entrevistas de Médicos Geriatras ,aos quais ensinará e orientarão as famílias a garantir o bem-estar cerebral do grupo alvo. Assim, a terceira idade não estará mais no topo da Pesquisa Nacional de Saúde. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |