É muito importante garantir a saúde mental dos idosos, pois o mundo atual é caracterizado pela grande e excessiva valorização da juventude, em detrimento da experiência. Diante da incrível velocidade das mudanças, principalmente tecnológicas, as quais estão inseridas na civilização contemporânea, aparece um intrigante aspecto cultural: a valorização exagerada dos jovens. Em tal cenário, os idosos não são priorizados, podendo afetar a saúde mental destes. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, faz parte da cultura da civilização tecnológica contemporânea a ideia do novo como um valor em si, não necessariamente melhor que o tradicional. Dessa forma, existe a atribuição de importância aos jovens como valor em si, não necessariamente porque são os adultos do futuro. Em tal panorama, a tendência é haver desprestígio aos idosos e pouca consideração em relação à experiência de vida deles. Isso pode comprometer a saúde mental de tais pessoas maduras e experientes. Além dos fatores culturais, há os fatores sociais e biológicos: perda de pessoas queridas e doenças articulares, pressão alta, necessidade de tomar vários remédios etc. Tudo isso cria um ambiente desfavorável aos mais experientes, podendo proporcionar ansiedade e depressão, entre outros. Assim, surge a necessidade de contornar tais obstáculos. Revela-se importante cultivar relações sociais e principalmente ler livros e ouvir rádio. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, aparece como alternativa cultural a leitura de livros e textos de Internet de modo geral. Obviamente, os idosos não devem deixar de lado as consultas regulares ao oftalmologista e ingestão de vitamina A, contida em cenoura, abobrinha etc. Atendendo a esse pressuposto, é recomendável as pessoas mais velhas desenvolverem conhecimentos culturais, a exemplo de ler ''Memórias Póstumas de Brás Cubas'', ''Dom Casmurro'', ''Quincas Borba'', ''Papéis Avulsos'' e ''O Cortiço'', entre outros. Também é importante ler livros de crônicas, de autores como Rubem Braga, com temática mais leve. Por outro lado, é recomendável fazer pesquisas pela Internet, inclusive Wikipedia e Google de modo geral, para atender a eventuais curiosidades individuais. Também é importante ouvir rádio e músicas de modo geral, para proporcionar entretenimento e cultura simultaneamente. Nesse caso, é preferível priorizar programas de rádio voltados aos grandes clássicos musicais, atendendo aos gostos do ouvinte em questão. Tais situações citadas tendem a promover saúde mental. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, há situações desfavoráveis inerentes à terceira idade, como relativo isolamento social e limitações biológicas. Para tal, é importante contornar obstáculos, nunca descuidando da saúde. Tendo em vista tais situações, revela-se importante o desenvolvimento cultural, em nome da saúde mental. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |