Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, toda pessoa tem direito a qualidade de vida. Todavia, no Brasil, muitos idosos sofrem com problemas decorrentes do envelhecimento e não recebem devido apoio. Tal abandono pode gerar transtornos mentais, portanto, é necessário oferecer suporte emocional e qualidade de vida.
Em primeiro lugar, é importante cuidar da saúde mental de quem será a maioria da população. Projeções futuras do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que os idosos irão constituir a maior parte do corpo social brasileiro, entretanto, esse grupo é o mais afetado pela depressão. Isso ocorre devido à exclusão social e limitações da idade. Se tais dados permanecerem os mesmos, poderá ocorrer uma crise de saúde mental no Brasil. Dito isto, é fundamental oferecer apoio psicológico a população idosa atual e futura.
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, é crucial garantir qualidade de vida a fim de amenizar as consequências do envelhecimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é a ausência de doenças, mas pleno bem-estar. Ainda nessa linha de raciocínio, a velhice causa problemas como limitação dos movimento, o que pode diminuir a autonomia do idoso e até prejudicar sua saúde mental. Assim, é visível a ligação entre saúde física e mental, provenientes de uma boa qualidade de vida. Dessa forma, é necessário proporcionar, (Sem vírgula) às pessoas com mais de 60 anos, (Sem vírgula) serviços de saúde, lazer e infraestrutura adaptada, além de incentivar a prática de atividades físicas.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é essencial cuidar da saúde mental e física de quem será a maioria da população. Portanto, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceira com o da Saúde e das Cidades, deve estimular a contratação de psicólogos e adaptação da infraestrutura dos municípios, por meio do repasse de verbas, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população e preparar as cidades para acomodá-la no futuro. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |