É comum pensar que problemas relacionados à saúde mental só afetam os jovens, mas não é bem assim. É de extrema importância garantir, também, o bem-estar psicológico dos idosos brasileiros. Em contrapartida, existem alguns fatores que dificultam essa ação, entre eles destacam-se a falta de informação sobre o assunto e a relutância em buscar tratamento. Logo, é necessário que medidas sejam tomadas para reverter este cenário. (Melhore a contextualização sobre o tema)
A princípio, pode-se perceber na novela "Família é tudo" o enredo para a compreensão do assunto em foco. (Truncamento) Visto que a família de Ramón, achando que ele está com demência, leva-o para realizar exames, tendo como resultado uma falsa demência causada por ansiedade. Por isso, é importante buscar estar informado sobre essa temática, para saber do que se trata e não tirar conclusões precipitadas. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vê-se que essa prática se tornou comum em meio à nação, caracterizando-se como marca de um corpo social pós-moderno, a qual pode ser percebida na teoria de Hannah Arendt: "Banalidade do Mal". Tendo em vista que a relutância acontece porque, para a terceira idade, saúde mental não é um problema grave e não demanda tratamento. Assim, tem-se um contexto caótico, cuja necessidade de intervenção se faz imediata. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que os atores sociais trabalhem frente à importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros. Para tanto, a mídia, por meio de abordagens sobre essa vertente, deve fazer mais novelas, filmes, séries e programas sobre esse quesito, visando levar informação para as famílias e mostrando a importância de buscar tratamento. Assim, resultaria na melhora psicológica dos mais velhos. Por fim, objetiva-se que a sociedade brasileira saiba que essa adversidade não afeta apenas jovens. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |