A ilha imaginada por Thomas More, na obra "Utopia", é perfeita na concepção política - com os cidadãos em pleno gozo da eficiência do Estado. Fora da ficção, entretanto, no Brasil, os problemas de ordem mental na população idosa, (Sem vírgula) se opõem à idealização retratada pelo filósofo, haja vista que a insuficiência estatal diante da problemática, faz que com este tema seja cada vez mais negligenciado. Com efeito, é imprescindível enunciar os fatores sociopolíticos e socioculturais como pilares fundamentais da chaga. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, o fator governamental necessita ser aprofundado. Conforme o filósofo Montesquieu, no livro "O espírito das leis", as normas jurídicas devem variar em consonância com as necessidades da sociedade. No entanto, no Estado tupiniquim, as falhas no asseguramento do bem-estar mental sênior, (Sem vírgula) diverge da tese do pensador, tendo em vista que cerca de 7,6% desta faixa etária, (Sem vírgula) relatam ter algum transtorno mental. (Melhore a apresentação da discussão) Dessa forma, com o fito de tornar exíguo o revés, as esferas de poder e suas ações são impreteríveis.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o ângulo cultural carece ser destacado. A esse respeito, o antropólogo Erving Goffman, ao conceituar a "Mortificação do eu", enfatizou que fatores coercitivos extraem a identidade do ser humano e, por esse motivo, esse se junta a uma massa coletiva. Sob tal perspectiva, quando se analisam os dados estatísticos, vemos a perpetuação da teoria do pensador, uma vez que, devido à ausência de pensamento crítico, somente 30% deste grupo social recebem o tratamento psicológico adequado. Destarte, discorrer criticamente sobre a temática é essencial para lidar melhor com o obstáculo.
(Boa estratégia coesiva) Logo, o Poder Executivo, por intermédio da coparticipação de canais televisivos, elucidará o assunto mediante um psicólogo e um advogado, visando mostrar as principais consequências legislativas do problema e, mais detalhadamente, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito deste assunto. Essa ação mitigará também, (Sem vírgula) as falhas socioculturais. Desse modo, com a justiça de Montesquieu e o pensamento autônomo, o Brasil poderá viver a utopia abordada por More e será livre da mortificação prevista por Goffman. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |